Como educadores é comum ouvir: "Na prática, a teoria é outra!"
Se pensarmos no que é conhecido como educação tradicional, sim, a máxima acima é verdadeira.
Porém, a educação (assim como o mundo e, cada vez em velocidade mais rápida) mudou e, para quem se atualizou junto à ela, a frase acima não cabe mais diante do novo contexto.
As teorias, em geral, estão calcadas em descobertas feitas em aproximadamente anos 50-60 ou, aquelas mais tradicionais ainda que remontam Grécia e Roma Antiga. Bem ... se algo de 5 anos já envelheceu, que dirão os novos sobre algo de 70-80 anos atrás ou de séculos atrás. VELHHHOOOO!!!
Por conta disto, decidimos contar um case nosso de sucesso, pois vislumbraram a educação a partir das lentes da inovação.
PROJETOS REAIS APLICADOS E RESOLVIDOS PELOS ALUNOS (ACONSELHADOS POR UM PROFESSOR)
A partir do conhecimento e teorias aprendidas, exercitar ou praticar o que acabou de aprender é essencial para a Andragogia (que pressupõe a utilidade da nova informação).
Com certeza há um trabalho administrativo de captação e acompanhamento dos projetos, mas vale muito a pena pois os alunos aprendem e aplicam praticamente ao mesmo tempo. Esta aprendizagem é significativa tanto para as empresas quanto aos alunos, pois os tira de sua zona de conforto e exige um trabalho muito diferente daquele realizado em uma consultoria (por exemplo).
Para a empresa, é um ganho ter um especialista no tema aconselhando os alunos sobre o projeto; além de ter diversos olhares diferentes (o dos alunos, que não tem interesse direto na resolução do problema) sobre sua situação ali exposta.
Para os alunos, é uma oportunidade impar de poder errar na prática e, superar a defasagem por auxílio dos demais colegas e do aconselhador (professor).