amenta do Design Thinking é um aliado no diferencial de uma Escola e Instituição de Ensino (odeio chamar assim, prefiro Instituição de Aprendizagem).
O Design Thinking possui etapas que, com o auxílio de um mentor (professor ou agente educacional), irão transformar a ideia inicial de algo, para uma construção coletiva que abarcará:
EMPATIA + PRÁTICA PELO PROTÓTIPO + VIABILIDADE
Dica de aplicação prática:
Ter empatia é mais do que "utilizar o sapato do outro", pois é sentir-se como o outro se sente ao vestir os sapatos (amando, odiando, modificando, mantendo, etc.). O foco deve ser na Observação de como a situação atual geralmente ocorre (pensando em um público médio) para que, através da coletânea de informações fidedignas atuais, construa um cenário confiável da utilização atual.
Para potencializar a empatia e a observação, tem-se as figuras do:
Extreme User
Usuário extremo, como, por exemplo os médicos sem fronteiras. Se observarmos as dificuldades que eles tem, podemos ter insights de como uma alteração poderá beneficiar sua extrema atuação.
Lead User
Usuários com certas necessidades, como, por exemplo os idosos (idade +). Ao observarmos seu comportamento, entenderemos que para determinadas coisas, há uma facilidade/dificuldade que precisa ser superada.
Com outras técnicas a serem aprendidas por professores, educadores e alunos, após a observação e entendimento do cenário, será proposta uma variação e melhoria por meio de protótipos.
Ou seja, a partir de experiências reais desde a observação até a criação dos protótipos, os alunos vivenciarão situações e conflitos reais, com o tempo (como exemplo), e aprenderão técnicas para superá-las.
" By giving Our students practice in talking with others, we give them frames
for thinking on their own."
Lev Vygotsky
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